Wealth Management: entenda o serviço de gestão de grandes fortunas  

Wealth management, traduzido do inglês literalmente como “gestão de fortunas”, pode ser entendido como um conjunto de práticas usadas para administrar as riquezas de famílias e empresas. Ou seja, ocorre a terceirização da gestão do patrimônio, que ficará nas mãos de especialistas.

Todas as necessidades financeiras do cliente — das despesas orçamentárias à sucessão patrimonial são abrangidas, garantindo a saúde e a perpetuidade do patrimônio no longo prazo.

O serviço de wealth management é indicado para pessoas ou famílias que já têm sua riqueza consolidada e querem que ela continue crescendo, tornando-se um legado para as próximas gerações.

Geralmente, é ofertado a pessoas com patrimônio superior a R$ 10 milhões.

Mas como o wealth management funciona na prática? Quais as vantagens? Neste artigo, você vai obter a resposta para essas e outras perguntas comuns acerca do assunto.

É só continuar a leitura.

O que é Wealth Management?

Saiba o que é wealth management

Em linhas gerais, wealth management é um serviço focado na manutenção, administração e evolução de grandes fortunas. 

Manter um patrimônio robusto, capaz de gerar um legado, pode ser um desafio para muitas pessoas. E é por esse motivo que famílias e empresas buscam um serviço especializado para manter a sua saúde financeira — e das próximas gerações.

Em outras palavras, o wealth management envolve um planejamento financeiro para toda a vida, levando em consideração as necessidades e objetivos atuais e futuros.

Para além de manter e cuidar do capital dos seus clientes, a abordagem do wealth management também busca formas para aumentar esse patrimônio. Ou seja, wealth management vai além de uma assessoria de investimentos – já que o serviço é responsável por praticamente todos os aspectos financeiros do indivíduo.

Vale destacar que os profissionais que atuam na gestão dessas fortunas precisam ser especializados. O profissional com certificação CFP® tem o olhar completamente voltado ao planejamento financeiro.

Tal prática exige muita confiança por parte dos clientes e a empresa prestadora do serviço deve ser capaz de oferecer toda a segurança necessária à manutenção e rentabilidade do patrimônio.

Esses profissionais precisam de conhecimento aprofundado em economia, investimentos, tributação, sucessão patrimonial, dentre outros temas importantes para a saúde financeira do cliente.

Além disso, é importante que a empresa e os profissionais responsáveis pela gestão da fortuna sejam multidisciplinares, podendo oferecer ao cliente todas as soluções necessárias para a saúde do patrimônio, como serviços de administração, investimento e planejamento de recursos, gestão tributária e sucessão patrimonial

O profissional pode contar também com outros especialistas em algumas soluções — como advogados durante o processo de sucessão patrimonial, por exemplo.

Ficou claro agora o que é o wealth management? Vamos, então, ao entendimento de como ele funciona.

LEIA MAIS | Family Office: o que é e para que serve?

Como funciona o wealth management?

Entenda como funciona o wealth management

Os objetivos do wealth management são: proteger, ampliar e fazer a sucessão do patrimônio de forma eficiente.

Para isso, primeiramente, é feita uma análise da situação financeira do cliente.

Qual é o orçamento mensal? Como é a estrutura familiar? Possui imóveis e empresas? Como a família se relaciona com investimentos? Quais são seus objetivos de curto e longo prazo? Como deseja transferir seu legado?

Essas são algumas das questões que surgem nas primeiras conversas entre a gestora de patrimônio e o cliente, e que antecedem o segundo passo: a construção de um planejamento financeiro completo.

Esse planejamento, vale destacar, vai muito além de um plano de investimentos. Com planejamento financeiro em mãos, o cliente terá uma visão completa sobre a sua vida financeira e quais são os serviços necessários em cada caso. 

Uma gestora, para prestar wealth management, deve oferecer uma estrutura completa de serviços, como:

  • Gestão de investimentos (seleção, consolidação e monitoramento da carteira de ativos);
  • Planejamento familiar, patrimonial e sucessório (family office);
  • Assessoria jurídica, fiscal e contábil;
  • Serviços de administração bancária e custódia de recursos;
  • Gestão fiduciária;
  • Gestão de riscos.

Outros serviços adjacentes podem ser necessários para a saúde do patrimônio — como assessoria jurídica, por exemplo. 

LEIA MAIS | As 5 etapas do planejamento financeiro para você realizar seus objetivos 

Após implantar o que foi definido, o especialista reúne-se regularmente com o cliente para revisitar o plano, as metas, bem como, a necessidade de fazer ajustes.

Cabe à gestora oferecer um serviço completo, que abrace todas as necessidades para a saúde do patrimônio. 

É, então, o conjunto dessas etapas e serviços oferecidos que formam o wealth management.

Quais as vantagens do wealth management?

Descubra as vantagens do wealth management

São diversas as vantagens de contar com o serviço de wealth management para o seu patrimônio. Abaixo, elencamos as principais:

1. Mais tempo para focar em outras atividades

Administrar o seu negócio, estar mais perto da família ou ter mais tempo para praticar esportes ou estudar, por exemplo, são coisas que dependem de você para acontecer. Ao colocar seu patrimônio na mão de uma gestora, você tem mais tempo para o que é importante para a sua vida. 

O entendimento do mercado, clareza sobre as necessidades de cada cliente, a escolha de investimentos para seus objetivos, ficam a cargo da gestora.  

2. Acesso a produtos personalizados e fundos exclusivos

Como comentamos, a abordagem wealth management tem como um de seus objetivos rentabilizar o patrimônio

Como parte dos resultados do planejamento estratégico desenvolvido para o cliente está a construção de carteiras de investimentos.

Essas carteiras estão alinhadas aos objetivos, perfil e momento de vida do assessorado.

Cabe à gestora construir o melhor portfólio de investimentos para cada objetivo, ou seja, escolher quais são os melhores produtos/fundos para cada carteira.

Parte desses fundos podem ser exclusivos.

Fundos exclusivos não podem ser acessados diretamente pelo investidor, apenas através de uma gestora. Podem se destacar pela personalização, estratégia e possibilidade de retorno. 

3. Sucessão patrimonial eficiente

Considerar a transferência das riquezas aos herdeiros é um processo que deve ser cuidado e eficiência, garantindo que o legado do cliente seja acessado da melhor forma possível pelos agraciados. 

Ao contar com uma gestora de patrimônio, você tem a tranquilidade de saber que um time de especialistas está realizando esse processo.

LEIA MAIS | Sucessão patrimonial: veja como planejar 

4. Gestão tributária

A gestão tributária vai além do pagamento em dia dos impostos. O processo envolve gerenciamento, planejamento, análise, controle e acompanhamento de todas as obrigações tributárias da família e seus negócios, e todas essas obrigações ficam à cargo da gestora.

A tendência é que haja uma diluição dos custos gastos com tributação, já que a gestora buscará as melhores formas de proteger o patrimônio da família — sempre em conformidade com a legislação.

LEIA MAIS | Warren lança ferramentas para análise e comparação de fundos de investimentos 

5. Gestão discricionária

Ao delegar a gestão do seu patrimônio para uma empresa, você pode contar com o benefício da gestão discricionária. Por meio dela, o administrador das carteiras de investimento tem o poder de decidir, em nome do investidor, sobre a análise, a seleção, a compra e venda de ativos.

É como dirigir um carro no piloto automático. Basta você saber onde quer chegar, que o veículo fará a escolha do melhor trajeto.

Se o seu patrimônio estiver nas mãos de uma empresa transparente e sem conflito de interesses, como a Warren, contar com a gestão discricionária pode ser uma boa opção.

Você fica livre das escolhas frequentes relacionadas ao seu portfólio e sabe que à frente das decisões estará um time de especialistas atentos às melhores oportunidades do mercado para você.

Ao contar com a gestão discricionária, o investidor pode deixar por escrito uma política de investimentos, explicando a forma como gostaria que seu patrimônio fosse gerido.  

Diferenciais do wealth management da Warren

Conheça os diferenciais do wealth management da Warren

Antes de falarmos dos diferenciais dos serviços, vale uma observação.

Escolher a gestora que irá cuidar do seu patrimônio exige cuidado. Optar por uma empresa certificada pelos principais órgãos reguladores do mercado financeiro. A Warren é regulada pela Anbima, CVM e Banco Central.

Agora, conheça alguns dos diferenciais do serviço de wealth management da Warren.

1. Sem conflito de interesses

A Warren é pioneira no Brasil em disponibilizar o modelo de investimentos de países desenvolvidos, como os Estados Unidos e Inglaterra.

Este modelo é chamado fee-based, considerado o mais alinhado e transparente com os clientes.

De acordo com este modelo, a gestora que cuida do seu patrimônio não recebe comissão pela comercialização de produtos de investimentos

Isso dá ao cliente a segurança de saber que todas as decisões são pautadas, exclusivamente, no que é melhor para ele e seus objetivos.

Pense no cenário contrário, chamado commission-based: você coloca o seu patrimônio nas mãos de uma empresa que ganha comissão sobre os seus investimentos. Considerando que produto A e B geram comissões diferentes, como garantir que a escolha não será enviesada? 

Aqui na Warren, enquanto empresa que adota o modelo fee-based, somos remunerados por uma taxa única sobre a gestão das suas carteiras. Ela é fixa, ou seja, não varia de acordo com os produtos do seu portfólio de produtos.

Além disso, mais do que rentabilidade, prezamos pelo cuidado com o risco de perda do patrimônio, proporcionando estratégias para que sua robustez se mantenha. 

LEIA MAIS | Conheça os planos da Warren: Warren Digital, Warren Plus, Warren Wealth e Warren MFO 

2. Seu patrimônio na mão de especialistas certificados

Como já mencionado, as pessoas que vão fazer a gestão de seu patrimônio devem ter conhecimento aprofundado em economia, investimentos, tributação, sucessão patrimonial, dentre outros temas importantes para a saúde financeira do cliente.

Na Warren, todos os especialistas que realizam a gestão de grandes fortunas possuem certificação CFP®, tendo a capacidade de auxiliar o assessorado em todas as etapas do planejamento financeiro, compreendidas em: planejamento sucessório, tributário, gestão de investimentos, de patrimônio e de riscos.

3. Ecossistema completo de produtos e serviços

As necessidades e objetivos de cada cliente são diferentes, por isso, a abordagem wealth management deve ser personalizada. Cabe à gestora buscar os produtos e serviços eficientes para cada um.

Por exemplo, digamos que você tem 35 anos, com filhos, e está construindo a sua carteira de aposentadoria. Para proteger sua renda e sua família de imprevistos, a contratação de um seguro de vida pode ser uma ótima alternativa.

A ausência do conflito de interesses, citada acima, é importante aqui também. A Warren sempre buscará a você as soluções adequadas ao seu perfil investidor, objetivos e momento de vida.

LEIA MAIS | Warren & Icatu Seguros: precisamos falar sobre vida 

4. Acesso a portfólios internacionais exclusivos

Por meio da Warren Internacional você acessa o mercado global e diversifica seu patrimônio, expondo-o ao dólar.

Nossas carteiras são compostas por ETFs custodiadas na Irlanda, considerada um paraíso fiscal para estrangeiros. Redução nos impostos sobre dividendos, isenção do imposto de renda sobre herança e facilidade para declarar o IR estão entre as vantagens. 

O mesmo profissional que guia a sua experiência no Brasil cuidará das suas carteiras globais. Assim, as tomadas de decisão sempre consideram o que é melhor para a totalidade dos seus investimentos.  

A Warren Internacional também oferece todo o suporte que você precisa para abrir seu negócio no exterior. 


Vale ressaltar que a experiência wealth management da Warren é personalizada e está em linha com o planejamento financeiro desenvolvido para cada cliente. 

Investimentos em fundos exclusivos ou investimentos no exterior, por exemplo, são alguns dos instrumentos que podem fazer parte da jornada investidora. 

Caberá ao time de especialistas, junto ao cliente, entender o que é mais adequado para seu perfil investidor, objetivos e momento de vida.

Quer saber mais sobre o wealth management da Warren e tudo o que podemos fazer pelo seu patrimônio? Cadastre seus dados para que um de nossos especialistas entre em contato com você.

Conteúdos recomendados para você: