#WarrenEquals: 5 dicas para começar a investir

Para diminuir a distância de quem se sente longe do mercado financeiro, acreditamos em conhecimento

Você tem receio de investir? Não conhece muito o mercado financeiro? O primeiro, e mais importante passo, é a informação.

E a gente entende que, historicamente, a comunicação sobre finanças e investimentos é feita para homens brancos e engravatados. Certo?

Mas o mercado financeiro não é apenas para homens brancos engravatados. Diferente dos comerciais e propagandas que estamos acostumadas a ver por aí, investir bem é para todos que têm vontade de investir. Não é somente para o empresário de sucesso, é para a mulher de sucesso, para a dona de casa, a empreendedora, a mãe que se preocupa com o futuro dos filhos, com a estudante que quer conhecer o mundo.

E esta é a bandeira do Warren Equals. Por isso, reunimos 5 dicas para você perder o medo e dar o primeiro passo neste mundo.

É muito comum ver as pessoas recorrendo aos bancos para todos os assuntos que envolvem dinheiro, inclusive investimentos. Mas esta pode não ser uma boa ideia e a explicação é bem simples: bancos e outras corretoras operam em um modelo de negócio conflitado, não são alinhados com o cliente e cobram taxas abusivas.

Vamos falar mais sobre isso? Confira as nossas dicas:

#1 Conhecimento contra o medo

Quando você está em uma situação na qual não possui nenhuma experiência prévia, você não tem informação suficiente para reagir com objetividade e isso pode fazer com que você trave ou desista. É absolutamente normal sentir medo do desconhecido.

Mas, para vencer o medo, é preciso mais do que conhecimento, é preciso sair da zona de conforto.

E temos certeza de que você já busca isso em outros aspectos da vida: seja equilibrando as contas da casa, se dividindo entre trabalho, estudos e família, se preocupando com o seu futuro distante ou com as próximas férias, enfim, buscando harmonia para viver com mais tranquilidade.

E esta dica pode parecer um pouco de auto-ajuda, mas é muito importante: reconheça suas dificuldades e busque informação. Pesquise e, se precisar tirar dúvidas, pergunte! Mesmo que exaustivamente, até se sentir confortável com o seu entendimento da resposta.

E quanto a isso, podemos garantir: o nosso time de atendimento está pronto para sanar todos os questionamentos dos nossos clientes e ajudá-los a compreender as suas carteiras e as flutuações do mercado com muito conteúdo. Entre em contato pelos nossos canais de comunicação nas redes sociais, pelo chat do nosso aplicativo ou pelo e-mail meajuda@warrenbrasil.com.br.

Ainda não é cliente da Warren? Faça seu cadastro agora.

abrir conta warren carteiras

#2 Comece: o quanto antes, melhor!

Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo seu dinheiro terá para render.

O longo prazo é um dos melhores amigos do investidor, pois possibilita uma maior diversificação na sua carteira, o que é uma ótima estratégia para buscar maiores rendimentos – e nós vamos falar mais sobre isso logo adiante.

Mas, antes de pensar em produtos e em montar carteira, você precisa saber qual é o seu perfil de investidor. Também chamado de suitability, é um teste que classifica você entre alguns perfis, que vão do mais conservador ao mais arrojado e é obtido rapidamente após você responder a algumas perguntas que simulam situações de mercado. Ao ser fiel ao seu perfil, você erra menos ao escolher investimentos.

LEIA MAIS | A importância de saber o perfil de investidor

Portanto: descubra o seu perfil de investidor, primeiro. Depois, estabeleça as suas metas de vida. É muito importante ter objetivos com prazos distintos e, assim, ter, digamos, ‘caixas’ diferentes para organizar o seu dinheiro e, assim, poder diversificar com mais inteligência em cada um deles. Pense, por exemplo, na sua reserva de emergência, na sua aposentadoria, nas férias do ano que vem, etc.

#3 Busque serviços transparentes

O mercado financeiro é cheio de armadilhas e falta de transparência. Existem muitas instituições que operam com conflito de interesses e, além disso, oferecem produtos com baixa performance e que não tem nada a ver com você. 

Você sabe o que é conflito de interesses?

Assista a esse Warren Explica, abaixo, onde explicamos exatamente:

É muito importante que você conte com um serviço transparente e alinhado pois, só assim, você terá a tranquilidade de investir nos melhores produtos para você. Respeitando seu perfil e os seus objetivos de vida.

E é assim que você estará contribuindo para aquilo que citamos no início do texto: a busca pela estabilidade e harmonia para aproveitar a vida com o que realmente importa. E o que realmente importa? O que você quiser! Viajar, estudar, empreender, enfim, não há limitação.

LEIA MAIS | Como os conflitos de interesse atrapalham os seus investimentos

#4 Diversifique seus investimentos

Você já ouviu a expressão “não deixe todos os ovos na mesma cesta”? A lógica é essa, mas aplicada aos seus investimentos. A diversificação de carteiras tem como objetivo diluir os riscos e maximizar os ganhos através da alocação do dinheiro em diferentes aplicações financeiras.

E fundos de investimento são a melhor opção para diversificar investimentos. Neles você encontra uma carteira composta por produtos variados, como ações, títulos do governo, crédito privado, entre outros.

Você deve estar se perguntando: isso deve ser difícil e dar um trabalhão, não é? Errado.

A Warren, por exemplo, oferece ótimas carteiras com e sem ações, com um portfólio bem diversificado e com uma taxa única de gestão em média 4 vezes menor do que bancos ou outras corretoras.

LEIA MAIS | Por que diversificar seus investimentos?

#5 Manter o foco nos seus objetivos (e a calma!)

Esta é a última dica mas, talvez, a mais importante. Em especial no momento de crise que estamos vivendo. A pandemia do novo coronavírus tem deixado todos apreensivos. E não somente em relação à economia ou ao mercado financeiro, mas ao futuro.

Por isso, queremos reforçar a importância de manter o foco. 

E as quatro dicas anteriores devem ser seguidas exatamente por isso: com conhecimento, objetivos claros, diversificação e transparência, você com certeza tem todos os ingredientes para ficar calmo e manter sua estratégia.

Quando você é fiel ao seu perfil de investidor e investe com uma corretora transparente, você pode ficar tranquilo que estará com os produtos mais adequados na sua carteira. Além disso, tenha a disciplina de manter a sua estratégia, independente das flutuações do mercado.

LEIA MAIS | É preciso mudar sua estratégia de investimentos em função do coronavírus?

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e nós iremos respondê-la.

SAIBA MAIS | Confira todos os nossos conteúdos de Equals

abra sua conta warren conta