2021 foi um ano marcante para a Warren Asset Management, a gestora de recursos da Warren.
Atingimos a marca de R$1,5 bilhão sob gestão em nossos fundos próprios, além da consolidação das estratégias quantitativas de fatores lançadas em 2021.
Na nossa estratégia de fatores, utilizamos principalmente os fatores valor, momentum e qualidade.
Ao utilizar o fator valor, compramos ações com preços baixos em relação aos seus fundamentos.
Já o fator momentum diz respeito à continuidade na tendência dos preços de um determinado ativo.
Para obedecer o fator qualidade, selecionamos ativos com excelentes indicadores financeiros, como margem de lucro e baixa alavancagem financeira. Aliás, se você quiser ler mais sobre a nossa estratégia de fatores, recomendo a leitura da nossa carta trimestral.
Em 2021 também tivemos uma intensa agenda de lançamentos.
Lançamos o Warren Previdência Gestão Ativa, um fundo que permite o acesso a um portfólio completo e diversificado por meio de apenas um investimento. O fundo se destacou no ano por ter um dos melhores sharpe, a menor volatilidade e a melhor rentabilidade acumulada do seu segmento.
Outros fundos também estrearam em 2021 e ampliaram nossa gama de ofertas para investidores do varejo. Entre eles estão os fundos Warren Asia, Warren Cripto, Warren Artêmis e Warren IPCA Curto, para citar apenas alguns!
As estratégias dos fundos se provaram robustas ao transferir a alocação de risco ao longo do ano para oportunidades, principalmente fora do Brasil, onde a relação risco-retorno se mostrava mais recompensadora.
E para você conferir no detalhe como os nossos principais produtos performaram, explicamos abaixo como nossos fundos se saíram em dezembro e qual a rentabilidade final para o ano de 2021.
Vamos lá?
Indice
Em dezembro, o Warren Previdência Gestão Ativa (CNPJ: 38.729.027/0001-92) performou 1,47%, representando 191,39% do CDI. Com destaque para a sua exposição internacional, o fundo segue possuindo um dos melhores retornos e índice sharpe do segmento.
No retorno anual, ele acumula 4,91% de rentabilidade.
O fundo teve seu início em fevereiro de 2021 e já provou sua robustez com uma alocação que reúne diversas estratégias da casa e de terceiros, adotando uma abordagem multifatorial, com exposição a ativos de renda fixa pós-fixados, indexados à inflação, crédito privado, ações brasileiras, ações internacionais, bem como fatores alternativos, como estratégias macro e quantitativa.
Além disso, antes de completar um ano, o fundo atingiu a marca de R$100 milhões de patrimônio.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O fundo Warren Tesouro Selic Simples (CNPJ: 24.986.670/0001-97) teve rentabilidade mensal de 0,76% em dezembro, conseguindo entregar rentabilidade, segurança e alta liquidez no mês.
No ano, obteve uma rentabilidade de 4,53%, representando 103,0% do CDI, superando seu benchmark.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
No mês de dezembro, o Warren IPCA Curto (CPNJ: 37.557.820/0001-99) seguiu superando o seu benchmark com rentabilidade mensal de 0,85%, diferença positiva de 0,06% do seu benchmark IMA-B 5.
O IPCA (índice de inflação) de dezembro veio abaixo de novembro, mas segue com expectativa de alta para 2022.
O Warren IPCA Curto é um fundo de renda fixa simples que investe no mínimo 95% de seu patrimônio em títulos do governo federal indexados à inflação (Tesouro IPCA, assim possuindo rendimento atrelado ao índice IPCA).
O fundo teve rentabilidade anual de 4,23%. Com a contínua alta de inflação e expectativas para 2022, se torna cada vez mais necessário um fundo atrelado à inflação ao portfólio.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Dezembro foi mais um mês de resultado consistente para o Warren FIC FIM CP (CNPJ: 30.271.177/0001-93), com retorno de 0,85%, rendendo o CDI + 0,95% ao ano.
Na parte da estratégia exposta ao crédito, observamos ligeiro aumento nos spreads, aumentando a atratividade da carteira. Cremos que este movimento seja passageiro. Esta combinação de variáveis tende a se manter nos próximos meses, baseada no fluxo positivo de recursos que estamos esperando para o mercado de renda fixa no Brasil.
No ano, o fundo apresentou uma rentabilidade de 5,46%, performando 111,29% do CDI.
Com o cenário positivo de renda fixa e caminhada da Selic para os dois dígitos, a estratégia do fundo mostra a sua solidez em proporcionar alta liquidez atrelado ao prêmio de risco de crédito sobre o CDI.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Dezembro trouxe um retorno positivo de 0,61% para o fundo Warren Omaha (CPNJ: 32.704.998/0001-00), com destaque para os fundos quantitativos que conseguiram se beneficiar da volatilidade do mercado doméstico e dos fundos posicionados em inflação.
No ano, o fundo obteve uma rentabilidade de 8,56%, ficando em 190,86% do CDI. O forte resultado positivo mostrou como a diversificação de estratégias permite que o investidor se beneficie dos momentos positivos de cada mercado e reduza o risco com a descorrelação dos ativos.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Dezembro foi positivo para a estratégia do Warren Vênus (CNPJ: 36.854.581/0001-76), com a rentabilidade mensal de 1,02%, representando 133,62% do CDI.
Com a rentabilidade anual de 6,30%, representando 142,07% do CDI no período, nossa visão segue construtiva com o mercado.
Embasados no grande fluxo de entrada de recursos que estamos observando nos fundos de crédito e na atratividade da taxa Selic, vemos um excelente potencial de valorização nos instrumentos de crédito para o médio prazo.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
No mês de dezembro, o Warren Brasil (CNPJ: 29.577.652/0001-75) valorizou 2,52%, em linha com o Ibovespa.
Os ganhos vieram da alta do minério de ferro, que influencia diretamente os papéis ligados às commodities metálicas, e da maior participação do investidor estrangeiro, que já conta com uma recuperação econômica.
O fundo, que é indexado, visa capturar o prêmio de risco de ações, seguindo o principal índice do país na bolsa.
Em 2021, o fundo caiu 14,51%, resultado de um ano desafiador para o mercado brasileiro.
Tivemos uma piora das expectativas para a economia local em meio à disparada da inflação, o que resultou em uma acentuada elevação da taxa básica de juros, diminuindo a atratividade dos ativos de risco.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Nosso fundo de ações norte-americanas, o Warren USA (CNPJ: 29.577.706/0001-00) terminou dezembro com uma rentabilidade mensal de 6,64%, 2,28% acima do seu benchmark, o S&P 500.
Por se tratar também de um fundo de estratégia indexada, a rentabilidade tende a ser próxima de seu índice de referência. Dezembro foi um mês de alta, com o mercado americano otimista para 2022.
Já na marca anual, o S&P 500 subiu 26,89%, marcando o terceiro ano positivo consecutivo do benchmark, enquanto o fundo Warren USA subiu 34,03% no mesmo período.
O retorno anual de dois dígitos do mercado americano se deve principalmente pela recuperação dos bloqueios do Covid-19 em 2020, enquanto o Federal Reserve manteve as medidas de apoio implementadas no início da pandemia.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Os destaques do mês para o Warren Green (CNPJ: 35.030.809/0001-40) novamente foram as empresas de commodities, principalmente as de proteína animal, via Brasil Foods, e celulose, via Klabin e Suzano, garantindo a performance de 1,15% no mês.
No ano, o Green entregou -0,72%. Ainda que a principal tese do fundo, o investimento em urânio, tenha valorizado mais de 90%, os investimentos do mercado nacional mais do que compensaram nas perdas.
O Green investe em ativos alinhados a boas práticas sociais, ambientais e de governança, utilizando os fatores valor e momentum no mercado brasileiro, americano e europeu.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Em dezembro, o Warren Equals (CNPJ: 36.401.557/0001-81) subiu 2,64%, conseguindo com a diversificação geográfica aproveitar a alta de empresas tanto nacionais como estrangeiras. Os destaques foram as empresas Sul América, United Health e Visa.
No ano, o fundo subiu 8,05%, 19,98% acima de seu índice de referência, o Ibovespa.
Atribuímos o resultado positivo à eficiência na sua estratégia de fatores, que utiliza o fator qualidade para selecionar ativos com excelentes indicadores financeiros, como margem de lucro e baixa alavancagem financeira, dentro do universo de empresas que se destacam por suas políticas de equidade de gênero.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Tech (CNPJ: 37.282.649/0001-52) teve uma performance mensal de 1,44%, 0,75% acima do seu benchmark, o índice Nasdaq. Os destaques foram Apple, Cisco Systems e Taiwan Semiconductor Manufacturing Company.
Na sua performance anual, o fundo ganhou 22,59%, 1,20 pontos acima de seu índice de referência.
O Warren Tech utiliza estratégia uma para o fator tamanho, buscando capturar o diferencial na rentabilidade entre empresas menores e empresas com maior representatividade no setor de tecnologia.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Em dezembro, o Warren Games (CNPJ: 37.557.976/0001-70) performou 3,26% acima do seu índice de referência, o ETF Hero. As maiores contribuições vieram do Meta, antigo Facebook, e da Take-Two Interactive Software.
No ano, o fundo conseguiu abrir ainda mais vantagem sobre o seu benchmark. Apesar do principal ETF do setor cair, o fundo teve ganhos de 16,32% em 2021, uma diferença de 25,40%.
O Warren Games utiliza estratégia fatorial viesada para o fator tamanho na indústria de jogos. Nos últimos meses, as principais alocações foram em empresas reconhecidas pela tese do metaverso, o que trouxe fortes ganhos para o fundo.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O fundo Warren Dólar (CNPJ: 42.149.158/0001-78) completou seis meses em dezembro, com a sua rentabilidade acumulada de 5,85%.
Com a estimativa de alta de juros americanos em 2022 e cenário de eleições brasileiras, o consenso é de que o dólar continue a subir, porém com uma volatilidade menor por conta da alta da taxa Selic, que atrai investidores estrangeiros.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Quer continuar se informando? Confira os posts abaixo:
Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.