O primeiro mês de 2022 foi marcado pela performance negativa das principais bolsas globais.
Alguns dos fatores que marcaram esse janeiro foram o endurecimento do discurso de diversos Bancos Centrais no mundo, o aumento de infectados pela nova variante ômicron e as repercussões de conflitos geopolíticos entre Estados Unidos e Rússia.
No Brasil, o cenário de inflação continua sendo influenciado pelas dúvidas em relação ao futuro do arcabouço fiscal e de pressões inflacionárias correntes.
No lado da atividade econômica, surpresas positivas vieram tanto do setor de varejo quanto do setor de serviços, com o IBC-Br positivo e a produção industrial crescendo.
Também tivemos grande aumento da alocação de investidores estrangeiros, tendo em vista a perspectiva mais desfavorável especialmente para preços de ativos nos EUA.
Traçado esse panorama, vamos conferir como ficaram os rendimentos dos fundos da Warren Asset Management, a gestora de recursos da Warren?
Indice
O Warren Artemis (CNPJ: 41.858.415/0001-88) é o nosso fundo de previdência em renda fixa. O fundo se expõe preponderantemente a crédito bancário, tendo também posição em debêntures, cotas sênior de FIDCs e títulos públicos. O fundo busca superar o CDI no médio/longo prazo, sem deixar de perseguir retorno real acima da inflação.
O mês de janeiro foi muito positivo para o Warren Artemis, que apresentou um resultado de +0,92%, ou seja CDI + 2,28% ao ano.
O principal fator que contribuiu para o resultado apresentado foi o crédito bancário, que teve um retorno de 0,5% dentro da carteira do fundo. Desde o seu início o fundo já apresenta um retorno de CDI + 2,43% ao ano.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O fundo Warren Previdência Gestão Ativa (CNPJ: 38.729.027/0001-92) permite o acesso a um portfólio completo e diversificado por meio de apenas um investimento.
A alocação reúne diversas estratégias da casa e de terceiros, adotando uma abordagem multifatorial, com exposição a ativos de renda fixa pós-fixados, indexados à inflação, crédito privado, ações brasileiras e internacionais, bem como fatores alternativos, como estratégias macro e quantitativa.
O fundo teve um retorno negativo de 0,38% em janeiro, mas acumula uma alta de 4,51% nos últimos 12 meses.
A alocação em bolsa exterior dolarizada foi o que contribuiu negativamente para o retorno do fundo, enquanto a alocação doméstica em ações e de crédito tiveram uma performance positiva.
Para o próximo mês, a exposição à bolsa nacional foi aumentada, enquanto que a bolsa internacional foi reduzida de forma tática.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Este é o fundo mais conservador da casa e segue superando o seu benchmark. Atrelado a indicadores como Selic e CDI, possui previsibilidade de retornos e baixo risco.
Outra característica importante deste investimento é a sua liquidez diária.
O retorno mensal do Warren Tesouro Selic Simples (CNPJ: 24.986.670/0001-97) foi de 0,79%, representando 107,4% do CDI. O fundo vem entregando performance, liquidez e segurança através de uma estratégia na curva de LFTs.
A parte longa desta curva (2026 e 2028) teve um fechamento acentuado, o que contribuiu positivamente para o resultado apresentado pelo fundo.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren IPCA Curto (CNPJ: 37.557.820/0001-99) é um fundo de renda fixa simples que investe no mínimo 95% de seu patrimônio em títulos do governo federal indexados à inflação (Tesouro IPCA).
Com o objetivo de proteger o investidor da inflação, o fundo performou positivamente no mês de janeiro e teve um retorno de 0,24%, 0,13 pontos percentuais acima do seu benchmark, o IMA-B 5.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Warren Vênus (CNPJ: 36.854.581/0001.76) é o fundo de crédito privado com gestão ativa da Warren Asset.
A estratégia tem foco em crédito bancário, sendo direcionada para investidores que possam abrir mão de liquidez em troca de um retorno maior no médio prazo.
O fundo teve uma performance de 0,94% no mês de janeiro. Este resultado é equivalente a CDI + 2,5% ao ano.
O principal fator de risco do fundo é o crédito bancário, sendo justamente o fator que contribuiu para o resultado mensal. Nos últimos 12 meses, o produto apresentou uma performance de CDI + 1,77%.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O fundo Warren FIC FIM CP (CNPJ: 30.271.177/0001.93) é uma opção de renda fixa com risco moderado e alta liquidez, com o tempo de resgate de apenas dois dias úteis.
Contamos com uma carteira diversificada e composta pelos melhores fundos de crédito do mercado. Por essa razão, é um produto prático e completo para o investimento em crédito privado.
O retorno para o Warren FIC FIM CP em janeiro foi de 0,82%, ou CDI + 1,06% ao ano.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Omaha (CNPJ: 32.704.998/0001-00) foi construído para possibilitar um alto grau de diversificação ao investidor.
O fundo mira reduzir o risco específico de cada mercado por meio de sua diversificação de estratégias, permitindo que o investidor sobreviva nos mais variados cenários.
O Warren Omaha teve um retorno de -0,13% em janeiro. As alocações de multimercado macro e renda fixa pós-fixado do fundo performaram bem. No entanto, as posições em criptoativos e em fundos quantitativos performaram de forma negativa.
O fundo segue com sua alocação estrutural, focada em fundos quantitativos e com uma pequena alocação em cripto, tendo um perfil descorrelacionado com a bolsa brasileira.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Brasil FIA (CPNJ: 29.577.652/0001-75) possui como estratégia capturar o prêmio de risco de ações, seguindo o principal índice do país, o Ibovespa.
O fundo adota uma estratégia indexada na bolsa brasileira, com um pequeno adicional sistemático, que visa suavizar movimentos de mercado.
O retorno mensal do Warren Brasil foi de 7,09%, 0,11 pontos percentuais acima do seu benchmark, o Ibovespa. Em janeiro, a bolsa subiu 6,98%, sendo o melhor desempenho mensal para o índice desde dezembro de 2020.
Também foi o segundo mês consecutivo de alta para o Ibovespa, que já havia subido quase 3% em dezembro. A entrada de capital estrangeiro na bolsa explica essa guinada do Ibovespa.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren USA (CNPJ: 29.577.706/0001-00) é o nosso fundo de ações que leva o investidor para o mercado americano, no índice S&P 500, referente às 500 maiores empresas do país.
Ao contrário da bolsa brasileira, as americanas não estiveram tão animadas em janeiro. O índice S&P 500 caiu 5,3% no mês, seu maior declínio mensal desde o início da pandemia.
Com isso, o Warren USA teve uma perda de 0,71 pontos em relação ao seu benchmark.
Fevereiro ainda irá refletir os acontecimentos de janeiro, como um iminente aumento na taxa de juros dos Estados Unidos, a possibilidade de um conflito entre Ucrânia e Rússia com forte participação da comunidade internacional, e claro, a nova variante ômicron.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O fundo Warren Green (CNPJ: 35.030.809/0001-40) investe em ativos alinhados a boas práticas sociais, ambientais e de governança, sem deixar de lado a rentabilidade.
No mês de janeiro, o Warren Green performou 4,96 pontos acima do seu benchmark, o MSCI World. A rentabilidade foi puxada pela parte nacional da alocação.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Equals (CNPJ: 36.401.557/0001-81) é o nosso fundo que investe em empresas com políticas de equidade de gênero, baseado na vasta literatura sobre os aspectos ESG, que demonstra como estas decisões afetam positivamente as empresas.
O fundo Warren Equals caiu 0,17% em janeiro, com as posições internacionais cancelando os ganhos da alocação doméstica. Os destaques positivos foram para os setores financeiro e de commodities.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Tech (CNPJ: 37.282.649/0001-52) é um fundo de ações que investe exclusivamente em empresas da indústria de tecnologia. É um setor de grande potencial e cujas maiores empresas estão localizadas no exterior.
No mês de janeiro, o fundo conseguiu provar a eficiência da sua estratégia quantitativa na escolha dos ativos, com um retorno de 1,82 ponto percentual acima do seu benchmark, o Nasdaq.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Games (CNPJ: 37.557.976/0001-70) é um fundo de investimento em ações que investe em empresas da indústria de jogos e entretenimento, construindo o que estamos conhecendo como metaverso.
O Warren Games iniciou o ano abaixo de seu benchmark, o ETF HERO, por 3,37 pontos percentuais. No saldo de 12 meses, o fundo acumulou 20,78 pontos percentuais acima do seu benchmark.
A queda relativa se deu principalmente pela correção nos papéis associados à tese do metaverso.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Dólar (CNPJ: 421.491.58/0001-78) é um fundo cambial que investe 100% de seu patrimônio em contratos futuros de dólar.
Em janeiro, a moeda americana recuou 4,86%, enquanto o fundo rendeu 0,04 pontos a menos que o seu benchmark.
A entrada de capital estrangeiro na bolsa é responsável pela pressão negativa em cima do dólar.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
O Warren Isis FIC FIM CP (37.282.459/0001-35) é o nosso fundo de crédito estruturado. A estratégia tem como foco obter exposição a fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs e FIC FIDCs). O Warren Isis também investe em fundos abertos que investem em crédito estruturado.
O fundo teve um retorno de 0,87% em Janeiro. No acumulado de 12 meses, o resultado é de CDI + 2,94% ao ano, superando seu benchmark desde o início em todos os meses analisados.
Para acessar o regulamento do fundo, clique aqui.
Continue a leitura conferindo outros artigos na Warren Magazine:
Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.